A diretora-geral da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) recebeu, na manhã desta sexta-feira (17), a visita das enfermeiras Aline Gularte e Sarina Trevisan, responsáveis técnicas pelo setor de Coletas do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), que funciona em Porto Alegre.
Na reunião, foi discutida a ideia de instalação, no Hospital São Camilo, de uma estrutura física, com três estações de coleta, para a doação de sangue diretamente na instituição esteiense. O local seria usado em ações quinzenais. Com isso, o morador de Esteio não precisaria mais ir até a capital gaúcha doar sangue.
A proposta é criar uma parceria entre Hemorgs e FSPSC para viabilizar a implantação do serviço, que envolverá a instalação de equipamentos, insumos e profissionais especializados durante as ações. Os trabalhadores do São Camilo serão capacitados para coletas e todas as ações contarão com supervisores vinculados ao Hemocentro. “Em conversa com o secretário municipal de Saúde, Gilson Menezes, entendemos que no município não temos espaço físico adequado para a criação de uma unidade de apoio, a não ser nas dependências do Hospital. Hoje, é desgastante para o usuário ter que se locomover até a Capital para doar. Trazendo uma rede de apoio para Esteio, facilitaria muito as doações e poderia aumentar a quantidade de sangue doada”, comentou Ana Boll.
Rede de apoio
O Hemocentro possui ônibus de coletas, que vai até as cidades, mas que está sendo usados para municípios mais distantes de Porto Alegre. O projeto de pontos de coleta do Hemorgs busca facilitar a ação da rede de doadores de sangue, grupo que atua para incentivar e aumentar as doações.
Em Esteio, a ONG Amigos do Nick faz parte dessa mobilização. O grupo organiza “excursões”, em vans e ônibus, para levar os doadores até Porto Alegre. “Com essa parceria pela qual lutamos há anos, seria possível captar novos doadores e realizar as doações aqui mesmo na cidade, facilitando para quem tem dificuldades em se deslocar até a Capital”, comentou a responsável da ONG, Lilian Gomes.
Doação só de meninas
O grupo Amigos do Nick está organizando mais uma “excursão” de doação de sangue à Capital. A “excursão”, que faz referência ao Mês da Mulher, será na próxima quinta-feira (23). Um ônibus sairá da Rua Coberta (Rua Garibaldi, Centro), às 9h, para levar apenas doadoras até o Hemorgs. Interessadas em participar da ação podem reservar lugar pelo telefone (51) 98915-1064.