Nesta sexta-feira (6), data em que se comemora o Dia de Reis, a Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) recebeu uma apresentação de um grupo esteiense de Terno de Reis. Formado pelo cantor e violonista Robson Paines, pela cantora Gisele Bloete e pelo gaiteiro Gabriel Romano, o trio promoveu um momento de descontração, reflexão e de alegria para funcionários, pacientes internados no hospital e seus familiares e acompanhantes.
O projeto cultural, contemplado com R$ 7,1 mil em recursos do edital do segundo semestre de 2022 do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Esteio (Funproarte) da Prefeitura, organizou visitas a 24 residências de esteienses entre 27 de dezembro e essa quinta-feira (5), em uma iniciativa intitulada “Terno de Reis na sua Casa”. A apresentação do folguedo é tradição herdada dos imigrantes açorianos que chegaram ao Rio Grande do Sul no Século XVIII e foi bastante comum na região até algumas décadas atrás.
O Terno de Reis é um grupo de cantadores que, no chamadoiclo Natalino, entre a Noite de Natal e o dia 6 de janeiro (Dia de Reis), percorre as residências, simbolizando a peregrinação dos Magos do Oriente, seguindo a estrela-guia, em busca do lugar de nascimento do Jesus Cristo. No seu canto, eles anunciam a boa nova e homenageiam as famílias, levando a alegria da música, da amizade e, principalmente da esperança, sinalizando que o amor está na terra.
A tradição se baseia nos relatos da Bíblia e datas fixadas posteriormente pela Igreja, segundo os quais os chamados três reis magos – Gaspar, Melchior e Baltazar – iniciaram sua procura por Jesus no dia 25 de dezembro e o encontraram no dia 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis.