A Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) realizou na manhã desta quinta-feira (13), uma palestra alusiva ao Abril Azul, mês de Conscientização ao Autismo. Tendo como tema “o olhar da intervenção precoce na Apae Esteio”, a atividade foi coordenada pela fonoaudióloga Larissa de Souza e pela fisioterapeuta Mariana Westphalen, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Esteio, entidade que desde 1966 realiza atendimentos especializados na cidade. A diretora-geral do São Camilo, Ana Boll, participou da atividade.
No início, foi explicado quais são os atendimentos e fluxos da entidade e também os serviços vinculados ao município. A instituição possui, em sua rede, a parte de Assistência Social, Clínica de Habilitação e Reabilitação, Escola de Educação Especial e o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAE).
O olhar e a estimulação precoce são cuidados que toda a criança precisa, bem como intervenção para atuação direcionada e diferenciada junto ao bebê de risco, a partir de um conjunto de atividades propostas a fim de trabalhar de forma lúdica e prazerosa nas diferentes áreas do desenvolvimento infantil.
A cor escolhida para identificar o autismo é a azul. Segundo as palestrantes, foi escolhida devido ao Transtorno do Espectro Autismo (TEA) ser considerado uma condição majoritariamente masculina. Já a fita de conscientização com estampa de quebra-cabeça, com peças em diferentes cores, representa a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o TEA. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e ao acolhimento dos portadores pela sociedade em geral. É muito importante que as famílias observem qualquer ação que seja incomum a idade, que não faça parte da rotina da criança, e assim que identificadas procurem ajuda nos espaços de acolhimento ofertados.