Com eles, o Hospital São Camilo passa a contar com 40 respiradores. Até a manhã deste sábado, 14 deles estavam direcionados para tratamento de contaminados com COVID-19. Com a doação a casa de saúde passa a contar com 19 leitos equipados para pacientes graves, em tratamento do vírus. Até a manhã deste sábado, metade dos equipamentos estava em uso para esses pacientes com covid. Dos 55 leitos disponíveis, no total, para pacientes com a doença, 40 estão em uso (taxa de ocupação de 73%).
Como buscar tratamento para o coronavírus em Esteio?
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que o primeiro passo para pessoas com sintomas de coronavírus não é ir a unidades básicas de saúde (UBS) ou ao Hospital São Camilo, até como forma de evitar aglomerações nestes locais. Inicialmente, a pessoa deve ligar para o telefone 3459-4723, criado pela SMS de Esteio especificamente para orientações e dúvidas sobre a Covid-19. Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa se dirija a uma UBS, que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem. São as próprias UBSs que vão indicar que a pessoa busque atendimento no Hospital São Camilo. Dúvidas e orientações também podem ser esclarecidas pelo e-mail esteiocoronavirusinfo@gmail.com.
Coronavírus (COVID-19)
Dúvidas e comunicação de suspeitas
Telefones: 3459-4723 e 3473-6377 (opção 1 – informações sobre o coronavírus)
E-mail:esteiocoronavirusinfo@gmail.com
Sintomas
Febre (acima de 37,8 ºC), acompanhada por tosse ou dor de garganta
Dificuldade para respirar
Dores no corpo
- Evite ir direto ao Hospital São Camilo. Pessoas com sintomas da doença devem ligar para o telefone 3459-4723 ou 3473-6377 (opção 1 – informações sobre o coronavírus)
– Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa procure uma unidade básica de saúde (UBS), que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem
– As UBSs indicarão que a pessoa procure atendimento no Hospital São Camilo
Prevenção
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização
– Usar álcool gel somente como uma segunda opção, no caso de não ter como lavar as mãos com água e sabão
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, usando um lenço descartável ou a dobra do cotovelo
– Evitar aglomerações
– Se puder, fique em casa
– Obrigatório o uso da máscara descartável sempre que precisar sair de casa