Foi retomado na manhã desta segunda-feira (2) o serviço de hemodiálise prestado para pacientes de Esteio na Fundação Municipal de Saúde Pública de Esteio (Hospital São Camilo). O Instituto de Doenças Renais (IDR) foi contratado para a prestação do procedimento.
Até a última sexta-feira (29), os pacientes crônicos (ambulatoriais) que moravam em Esteio e necessitavam passar por hemodiálise estavam sendo atendidos na cidade de Cachoeirinha. Os pacientes agudos (internados) mantiveram o procedimento no Hospital.
Inicialmente, o serviço, localizado em uma estrutura de 528m² anexa ao São Camilo com ingresso pela Travessa Boa Vista, tem expectativa de atender até 17 pacientes diariamente.
Os pacientes chegam ao setor através da Emergência (internados) ou pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a partir de encaminhamentos das unidades básicas de saúde (UBSs) após consultas e exames.
O que é
Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.
O procedimento é indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo médico especialista em doenças dos rins (nefrologista). É possível começar o tratamento para insuficiência renal com medicamentos que controlam os sintomas e estabilizam a doença. Nos casos em que os remédios não são suficientes e a doença progride, pode ser necessário iniciar a hemodiálise. Esta decisão é tomada em conjunto com o paciente e o seu médico nefrologista. A diálise não tem como objetivo tratar a doença renal, mas sim, substituir a função dos rins que estão com seu funcionamento prejudicado.
Fonte: Ministério da Saúde.