Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

20230417_LaianiSantos_CapacitacaoTuberculose_abre1681753606137_foto

Hospital São Camilo realiza capacitação sobre tuberculose

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio realizou, na última sexta-feira e nesta segunda-feira (17), uma capacitação com o tema “Tuberculose: assistência hospitalar e seguimento na rede básica de saúde”. A formação foi em parceria com o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Serviço de Tisiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A enfermeira responsável pelo setor de CCIH, Carla Andretta, destacou que, mesmo sendo uma doença antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. “É uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. É muito importante se atentar aos sintomas dos pacientes e realizar os exames para diagnóstico precoce”, comentou.

Embora possa acometer outros órgãos e sistemas, a doença afeta prioritariamente os pulmões. A forma que afeta outros órgãos ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV e aquelas com comprometimento imunológico. O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse, pode ser seca ou produtiva (com catarro).

A assistente social do Serviço de Tisiologia da SMS, Julia Pulga Soncini, destacou que antes da covid-19 a tuberculose era a doença infecciosa que mais causava mortes. “Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas por ano. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e até mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil, conforme os dados do Ministério da Saúde”, disse.

O acesso ao atendimento no Serviço de Assistência Especializada (SAE) se dá pelo encaminhamento dos profissionais das unidades básicas de saúde (UBS). Confirmado que é um caso de tuberculose, o paciente é encaminhado para a Tisiologia.
Principais sintomas
– Tosse por três semanas ou mais
– Febre vespertina
– Sudorese noturna
– Emagrecimento
Como prevenir
Vacinação com BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea.

20230417_LaianiSantos_CapacitacaoTuberculose_0021681753603015_foto 20230417_LaianiSantos_CapacitacaoTuberculose_0031681753604703_foto