A Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio está concluindo, nesta sexta-feira (7), sua Semana Interna de Qualidade de Vida no Trabalho. Uma das últimas atividades foi alusiva ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
A psicóloga Gisele Moitoso conversou as funcionárias da casa de saúde esteiense. Também foi feita a distribuição de laços rosas, símbolo da campanha de combate ao câncer de mama, e o início da produção de um mural sobre o tema, no qual os profissionais do hospital podem fazer o desenho de sua própria mão.
Na sequência, a Escola Profissional Unipacs montou uma feira da saúde no auditório da Fundação, também focado no Outubro Rosa. Além de dar orientações sobre o autoexame de mama, também foram feitas verificações de pressão, de índice de massa corporal (IMC) e de glicose (HGT).
O Outubro Rosa é realizado anualmente para chamar a atenção aos cuidados necessários para prevenção ao câncer de mama, mas acabou sendo ampliado para a saúde da mulher em geral. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o segundo tipo de câncer mais comum do Brasil, depois do câncer de pele, e o que causa mais mortes por câncer em mulheres no país. Em 2022, a estimativa da instituição aponta para 66.280 novos casos da doença. O câncer de mama, quando detectado no começo, oferece mais de 90% de chance de cura.