O anúncio do pedido de credenciamento dos novos espaços foi feito na última sexta-feira (5) pelo prefeito Leonardo Pascoal. Com isso, em duas semanas, o número de leitos para atenção a pessoas com coronavírus, somando UTI, emergência e internação, passou de 49, em 22 de fevereiro, para 75 agora.
Mesmo com a medida, a direção do São Camilo salienta a importância de manter as ações preventivas, uma vez que as novas estruturas já estão quase que totalmente ocupadas. “Estamos trabalhando incansavelmente para garantir um atendimento para a nossa população, a fim de preservar o maior número de vidas que pudermos, mas precisamos muito da colaboração de todos”, reforçou o diretor-geral da FSPSCE, Adriano Coutinho.
Outro importante reforço para os atendimentos no São Camilo foi a chegada, neste último domingo (7), de nove ventiladores de transporte, ampliando para 47 o total de equipamentos no hospital. Destes, 18 respiradores são destinados para uso de pacientes com coronavírus.
Mesmo com esses reforços, a população não pode descuidar das medidas como evitar aglomerações, manter o distanciamento, usar máscara e higienizar as mãos com frequência. A Emergência do São Camilo está com restrição de atendimentos desde o dia 19 de fevereiro, recebendo somente casos identificados como graves pela classificação de risco. Cirurgias eletivas e visitas foram suspensas – as informações sobre pacientes são passadas aos familiares através por telefone pela equipe médica. Pacientes com classificação de risco baixa estão sendo encaminhados para o Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias – Travessa Mario Cutruneo, 45, Bairro Olímpica).
Desde a última quinta-feira (4), a triagem de pacientes, adultos e pediátricos, que chegam até a instituição em busca de atendimento passou a ser feita em um contêiner na área externa do hospital, tirando-a da entrada principal. A medida seguiu orientações do Governo do Estado, visando o aumento do número de leitos para pacientes com COVID.
Sintomáticos devem ligar para o Telecorona
É importante lembrar que o morador de Esteio com sintomas da COVID-19 deve procurar orientações pelo telefone do Telecorona (3459-4723) e se afastar das atividades sociais e do trabalho.
Se o atendente do Telecorona identificar sintomas de contaminação pelo novo coronavírus, será agendada a testagem através do drive-thru montado em frente da Secretaria Municipal da Saúde (Rua Padre Claret, 666). O atestado será fornecido no dia da testagem, quando necessário. Caso haja necessidade de atendimento médico, a orientação é buscar uma unidade básica de saúde (UBS).
A Secretaria Municipal da Saúde informa que as pessoas que fizeram testes de farmácia com resultado positivo devem mandar e-mail para coronapositivoesteio@gmail.com com os dados de identificação pessoal (CPF, data de nascimento, endereço e telefone) de cada morador da residência. Se for necessário, será fornecido o atestado médico.
O hospital deve ser buscado como último recurso, apenas para casos graves da doença.