A Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) está realizando duas importantes obras que vão dar mais conforto e segurança a pacientes e trabalhadores. No mês de maio, deu-se início a construção de uma nova Unidade de Tratamento Intensivo Adulto (UTI) e da nova Unidade de Internação Materna e Centro Obstétrico.
Os servidores da Sanraupp Manutenção e Construções LTDA (A Solução), empresa vencedora do processo licitatório, estão trabalhando, ao mesmo tempo, nas duas obras.
A UTI, local com 400m², composto de 10 leitos de internação, contemplará novo sistema de ar-condicionado com filtragem especial e adequada ao tratamento intensivo, nova distribuição dos leitos de internação, criação de um posto de enfermagem e prescrição médica central que abrange todos os leitos. Conforme o cronograma, estão em fase de encerramento da instalação de tubulações, conclusão de elétrica, hidráulica e lógica.
Com o novo espaço, será criado uma sala para acompanhantes e visitantes com setor para acolhimento humanizado aos familiares. O investimento na obra é de R$1.339.172,95, sendo recursos destinados pelo Projeto Avançar do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e pela Administração Municipal. O prazo de execução é de quatro meses.
Assim como a UTI, também está em andamento a obra da Unidade de Internação Materna e do Centro Obstétrico do hospital, uma área total de 737,65m², com construção de duas novas salas cirúrgicas para cesarianas e três salas para pré-parto, parto e pós-parto. Além disso, serão criados espaços mais humanizados e acolhedores para atendimento às gestantes, familiares e recém-nascidos.
A área de internação materna ficará com 19 leitos de alojamento conjunto mamãe/bebê, distribuídos em oito quartos semi-privativos e dois quartos privativos, todos voltados para uma área verde do hospital. Toda área apresentará um novo fluxo de acolhimento, atendimento ao parto e internação, com novos revestimentos, mobiliário, climatização e iluminação adequada. No momento estão em fase de demolições e adequações estruturais.
O valor total da obra será de R$1.245.000,85, sendo recursos destinados pelo Projeto Avançar do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e pela Administração Municipal. A área física existente está em interdição parcial, a fim de executar um centro obstétrico novo, contemplado com duas salas cirúrgicas próprias para realização de cesárias e três salas de PPP (pré parto, parto e pós parto) conforme a legislação atual para hospitais com atendimento humanizado. Essa qualificação da estrutura materna será executada num período de oito meses.
Sem mudanças no atendimento
Durante as obras, os pacientes serão realocados em outras áreas, não necessitando, assim, a suspensão de serviços ou mudanças drásticas de atendimento.