A Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) iniciou nesta quinta-feira (12) a colocação de novos equipamentos comprados para seu setor de Emergência. Ao todo, foram adquiridas 18 poltronas, 30 suportes de soro e 17 escadinhas hospitalares com dois degraus, com um investimento de R$ 26.443,00.
Recentemente, a instituição assinou contrato com o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde), associação civil de direito privado sem fins lucrativos, para a prestação de serviços de assistência em saúde, com gestão compartilhada da Emergência adulto do hospital esteiense, 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Com vigência por 12 meses, o termo prevê o fornecimento de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais administrativos, de higienização e de portaria.
O São Camilo planeja, ainda, a ampliação de seu Centro Obstétrico e de sua Maternidade em 198 m², passando dos atuais 540 m² para 738 m². A ideia é acomodar leitos do tipo PPP (pré-parto, parto e puerpério), que permitem que a mãe fique no mesmo quarto desde a internação até sua alta. Outra intervenção prevista é a reforma e ampliação da UTI adulto em 89 m², de 310 m² para 399 m². A intenção é melhorar os boxes dos 10 leitos, a área de enfermagem, os fluxos de circulação interna, os sanitários e substituir a estrutura de ar-condicionado, adequando à atual legislação sanitária. Parte dos recursos necessários para as intervenções vêm do Governo do Estado, por convênio assinado em novembro de 2022, e outros de fontes próprias da Prefeitura Municipal.