A Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) realizou a sua penúltima atividade alusiva ao Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno e que ressalta os benefícios da amamentação para a mãe e o bebê. Na tarde desta quinta-feira (18), o tema abordado para servidores da rede básica de saúde de Esteio foi o pré-natal, pré-natal de alto risco, trabalho de parto e amamentação pós-parto.
O bate-papo foi pensado pela equipe da Unidade Materno Infantil para facilitar a comunicação entre a rede básica, a gestante e o hospital. O objetivo é que a mamãe que faz o pré-natal na rede municipal de saúde, quando necessitar de atendimento, já chegue ao Hospital com informações para serem repassadas para a equipe que irá lhe acolher.
Caso a equipe responsável pela paciente no pré-natal identifique algum tipo de risco, a gestante também pode ser encaminhada para o pré-natal de alto risco que é realizado no São Camilo.
A coordenadora da Unidade Materno Infantil, Letícia Reisderfer, reforça que é importante que as mães que procuram atendimento na emergência cheguem sabendo de algumas informações sobre como é realizado o pré-parto, quanto tempo pode durar um trabalho de parto, como é feito uma cesariana e por quais razões devem procurar a emergência do hospital. “E, o mais importante, é que ela, a mamãe, traga o seu histórico clínico de gravidez quando necessitar atendimento”, destaca a enfermeira..
Atenção
Deve-se procurar um atendimento de urgência/emergência em casos de sangramento, contrações ou caso a mãe sinta alguma mudança repentina, além de algumas situações específicas que o médico indique a procura por esse atendimento. É importante salientar que cada gravidez é única e o organismo reage de maneiras diferentes. É fundamental seguir as orientações do médico e não deixar de realizar as consultas do pré-natal.
As técnicas de enfermagem Rosaura Leonardi e Luisa Kraemer passaram orientações sobre a amamentação no pós-parto, que é muito importante, pois muitas vezes quanto mais precoce for a primeira mamada do recém-nascido, maior pode ser o vínculo criado entre a mamãe e o bebê.
Mamar muito também pode ser um sintoma
É importante ficar atento às recomendações médicas, pois a quantidade e frequência que o bebê mama pode ser um sinal de uma amamentação adequada ou não, e, além disso, é importante que se verifique a quantidade de fraldas sujas e molhadas que ele produz. Nas primeiras semanas, é comum que o bebê só coma e durma, mas caso o bebê não esteja sossegado e esteja sempre querendo mamar é importante procurar um médico.
A programação do Agosto Dourado no São Camilo prevê mais um bate-papo que será realizado na próxima quinta-feira (25) para as pacientes do Centro Obstétrico, Maternidade e Pré-natal de Alto Risco.
Agosto Dourado – Hospital São Camilo
Quando: Quinta-feira (25), 13h30min
O que: Atividade voltada para as pacientes do Centro Obstétrico, maternidade e pré-natal de alto risco com foco na amamentação e seus desafios
Local: Auditório da Fundação São Camilo