A dona de casa Marli Zonta Pires, de 56 anos, foi uma das quase cem pessoas que foram ao Espaço de Eventos Rei Pelé, na Avenida do Carnaval, para participar da ação de doação de sangue promovida pelo Hemocentro do Estado, o Hospital São Camilo e a ONG Amigos do Nick. Ela chegou cedo e foi uma das primeiras fazer a doação, atividade que passou a fazer parte da sua vida há seis anos. A ação realizada na manhã de sábado (25), fez parte da comemoração do Dia Nacional do Doador de Sangue.
“Acredito que essa é a melhor maneira de comemorarmos o dia do doador de sangue: doando. Todo mundo começa porque alguém querido precisa de ajuda, e depois, quando se dá conta, já passou a fazer parte da tua vida. Sempre que posso, participo das campanhas. Com certeza é a vida de alguém que está sendo salva”, afirmou Marli.
De acordo com a diretora-geral do Hospital São Camilo, Ana Boll, a campanha realizada em Esteio garantiu que 70 bolsas de sangue fossem coletadas, possibilitando o auxílio a mais de 300 pacientes de Esteio e região. “Penso que a nossa comunidade está de parabéns, pois foi uma bela mobilização. Tivemos cerca de cem pessoas cadastradas e, destas, 80 compareceram e 70 estavam aptas a fazer a doação. Nosso objetivo é realizar outras ações semelhantes, pois estamos nos aproximando do período com maior demanda e quanto mais doadores tivermos, melhor”, observou.
O Hemocentro da Capital é a instituição responsável pela distribuição do sangue utilizado em procedimentos realizados no Hospital São Camilo. Localizado na Av. Bento Gonçalves, 3722, a instituição atende de segunda a sexta feira, das 8h às 16h. Para cadastro de doador de medula óssea, o atendimento é feito de segunda a sexta feira, das 8h às 16h. Mais informações estão disponíveis no site da instituição.
Requisitos básicos para doação de sangue
– Estar em boas condições de saúde
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 16 anos acompanhados pelos responsáveis
– Pesar no mínimo 50 kg
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou CNH)
Dica importante
Para que a sua doação seja um sucesso, é necessário que o doador hidrate-se muito bem 24 horas antes da doação, com líquidos em geral, se possível 2 litros ao todo, podendo ser água, suco, refrigerante, entre outros. Com a hidratação, a fluidez sanguínea é melhor.
Hemocentro do Estado
Endereço: Av. Bento Gonçalves, 3722 – Porto Alegre
Atendimento
– Para doação de sangue: De segunda a sexta feira, das 8h às 16h
– Para cadastro de doador de medula óssea: De segunda a sexta feira, das 8h às 16h