Na manhã desta quarta-feira (8), um bebê de sete meses foi transferido de Esteio, onde estava internado no Hospital São Camilo, para o Hospital de Santa Rosa. O menino foi transportado por um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), uma vez que as estradas foram comprometidas pelas enchentes.
Ele foi levado por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do São Camilo para um campo junto à Escola Premem, onde a aeronave pousou. A Guarda Municipal deu apoio no transporte.
A transferência foi necessária pois Esteio não conta com UTI Pediátrica. Ele estava internado na UTI Neonatal. Outro bebê de dois anos e quatro meses deve ser levado para Bento Gonçalves assim que as condições climáticas permitirem o voo de helicóptero.
Outras duas crianças, de um ano e três meses e de dois anos e quatro meses, já haviam sido transportadas em helicópteros da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros na última segunda (6) e terça-feira (7) para hospitais de Bento Gonçalves e Rio Grande. O local do pouso/decolagem das aeronaves em Esteio foi no Parque Galvany Guedes.
Todos os quatro bebês estão com bronquiolite.