A Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio retomou na tarde desta terça-feira (10) a parceria com o curso de Medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) de São Leopoldo. Devido a pandemia da COVID-19, os estágios curriculares do ano passado tiveram de ser suspensos e somente retomados agora em maio, possibilitado por novos critérios do Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul.
Os professores dividiram os 32 acadêmicos em três turmas intercaladas durante a semana. Nesta terça, os alunos estavam acompanhados pela professora Alessandra Paz. A parceria prevê a atuação dos estudantes neste momento, supervisionados por médicos e seus professores, nas unidades clínicas adulto. O convênio, firmado novamente neste ano, não envolve a substituição de profissionais médicos na prestação de serviços, mas sim a inserção dos estudantes em um ambiente hospitalar. Como contrapartida à parceria, a Unisinos repassará ao Hospital bens e serviços, além de oferecer cursos e capacitações para os funcionários.
A instituição reforçou com os alunos e professores para seguirem todas as medidas de prevenção do coronavírus e de uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para acesso às unidades.