Nesta terça-feira (20), o Hospital São Camilo completou 52 anos de muitas vidas salvas e histórias para serem contadas. Para marcar as comemorações, a instituição realizou um show de talentos com funcionários, seguido de um coquetel.
O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, afirmou que o Hospital é um dos melhores da região. “Apesar das dificuldades, o atendimento continua excelente e nós nos orgulhamos de ter um hospital 100% do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.
Representando as funcionárias do São Camilo, Maria de Amaral recitou um poema em homenagem à história do hospital.”O hospital é o meu herói e eu amo minha profissão. Faço tudo que eu faço por amor,” afirmou depois de encerrar o poema. Outro funcionário que também se apresentou foi Ricardo Rodrigues, que cantou e tocou guitarra.
Engrandecendo a atividade, a Orquestra Jovem do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) realizou uma apresentação tocando clássicos de Beethoven, Coldplay e U2. Também participaram do evento, o vice-prefeito de Esteio, Fladmir Perondi Costella (Costelinha) e o diretor administrativo do hospital, Norberto Bierhals, entre outros.
História do Hospital São Camilo
Os primeiros passos do hospital ocorreram no dia 9 de abril de 1951, quando foi fundado como Associação Beneficente. No mesmo ano, adota a denominação de Hospital Geral de Esteio, ainda sem uma estrutura física. Em 28 de julho de 1952, o São Camilo foi encampado pela Prefeitura e, em dezembro do mesmo ano, Osmundo Reuper fez a doação do terreno para a construção do hospital. A obra foi uma união de forças de toda a sociedade esteiense e de empresas que apoiaram a causa de realizar um hospital na cidade. No dia 20 de outubro de 1963, o hospital foi inaugurado oficialmente. O Hospital São Camilo abriu suas portas na gestão do prefeito Galvany Dornelles Guedes.