A Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) recebeu, na sexta-feira (18), a doação de 12 polvos de crochê. Os bonequinhos foram entregues à equipe da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do hospital, que após recebê-los, os encaminhou para esterilização, para que assim os recém-nascidos possam utilizá-los. Os itens contribuem no processo de tratamento de bebês nascidos no hospital, no projeto chamado Terapia do Octo.
Essa prática surgiu na Dinamarca e consiste em manter o bichinho junto ao bebê na incubadora. Isso faz com que ele se sinta mais protegido, uma vez que os tentáculos, conforme estudos, remetem ao cordão umbilical, oferecendo segurança semelhante à do útero materno. Isso proporciona um aconchego maior e também melhora a frequência cardíaca dos recém-nascidos.
A produção dos 12 polvinhos foi feita por Ione Zanuz e sua filha Raquel. “É muito gratificante fazer essa doação e saber que vai ajudar os bebês recém-nascidos da nossa cidade. Fico muito emocionada em poder contribuir”, destaca Ione.