A Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo) realizou, na tarde da última quinta-feira (24), no auditório, uma capacitação sobre a abordagem integral do paciente com Acidente vascular cerebral (AVC) agudo. A palestra foi proferida pelo médico coordenador da linha de cuidado do AVC da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Diógenes Zãn.
Na abertura do encontro, a diretora-geral da FSPSCE, Ana Boll, destacou a importância da instituição promover atividades de formação e qualificação dos servidores. “Além da assistência e de fazer formação de forma continuada, temos um público diverso e queremos transformar o São Camilo em uma instituição formadora em parceria com várias entidades que também possam aprender aqui dentro conosco, pois a parceria entre os hospitais é fundamental”, disse.
De acordo com o palestrante, o AVC é a segunda doença que mais mata no país. Em 2022, foram registradas quase 88 mil mortes com esse diagnóstico (dados da Sociedade Brasileira do AVC). O médico explicou que a doença é decorrente da alteração do fluxo de sangue ao cérebro, destacando a importância de falar sobre o problema. Segundo Diógenes, casos semelhantes podem estar presentes tanto nos hospitais, como UPAs, UBS e ambulatórios, por isso a importância de seguir uma linha de cuidado padronizada. “É fundamental se atentar aos sinais do AVC, doença é líder de causa de morte no nosso país e quando ele não mata, ele incapacita, deixando a pessoa dependente de cuidados básicos de vida, envolvendo toda uma estrutura familiar em torno disso”, destacou.
A capacitação oferecida aos servidores do HSC foi proposta pela coordenadora do Samu de Esteio, enfermeira Mírian dos Santos, em parceria com a Escola de Gestão.
Participaram do encontro, ainda, servidores do hospital, alunos da Unipacs e profissionais do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Esteio.
A Escola de Gestão está com uma programação para a I Capacitação em Atendimento Pré Hospitalar do SAMU Esteio, que ocorrerá entre os dias 09 de outubro a 21 de novembro. O encontro deve contar com a parceria entre o SAMU de Sapucaia do Sul, o Corpo de Bombeiros de Esteio, o 34º Batalhão de Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal de Esteio e a Defesa Civil.