Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Notícias

capa

Hospital São Camilo recebe “kit intubação”

A Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio recebeu, na manhã desta terça-feira (16), 276 caixas de Propofol e 17 caixas de Atracúrio, repassadas pelo Ministério da Saúde após solicitação da Secretaria Estadual da Saúde. Os medicamentos anestésicos e bloqueadores neuromusculares, que fazem parte do chamado “kit intubação, são usados para a sedação de pacientes internados nas unidades de tratamento intensivo (UTIs).Os produtos foram entregues ao prefeito Leonardo Pascoal e ao diretor-geral da Fundação, Adriano Coutinho, em operação coordenada pelo Comando Militar do Sul, responsável pela entrega dos kits no Rio Grande do Sul. Esteio foi, inclusive, um dos primeiros municípios do Estado a receber os medicamentos, que estavam armazenados desde domingo (14) em uma câmara fria no 3º Batalhão de Suprimentos, em Nova Santa Rita. “Este lote de medicamentos se soma às diversas compras realizadas com recursos próprios para o enfrentamento da COVID-19 em nosso município”, destacou Pascoal. A quantidade de produtos entregues foi baseada em um levantamento a pedido do Estado sobre a necessidade de cada hospital gaúcho. “A Fundação está tomando todas as medidas para o enfrentamento da pandemia”, reforça Adriano Coutinho.

Diversas ações
Desde quando começou a pandemia de COVID-19 no Brasil, em março do ano passado, o Hospital São Camilo vem tomando diferentes iniciativas para o atendimento dos pacientes com a doença.

Na última terça-feira (9), por exemplo, a casa de saúde esteiense ampliou em mais 10 leitos a capacidade de atendimento da Unidade de Tratamento Intensivo adulto exclusiva para pacientes infectados com o coronavírus. A medida mais que dobrou o total de estruturas desse tipo no hospital, passando de oito para 18 o número de leitos a UTI COVID. Se levar em conta o período desde o início da pandemia, há um ano, o aumento chega a 225%. No total, o São Camilo conta com 83 leitos exclusivos para a COVID-19, somando UTI, emergência e internação.

Outro importante reforço para os atendimentos no São Camilo foi a chegada, no dia 7, de nove ventiladores de transporte, ampliando para 47 o total de equipamentos no Hospital. Destes, 18 respiradores são destinados para uso de pacientes com coronavírus.

Em um ano, o São Camilo investiu mais de R$ 5,93 milhões no tratamento de pacientes com a doença.

Previna-se
Mesmo com as medidas tomadas, com aumento do número de leitos e de servidores, a direção do São Camilo salienta a importância de manter as ações preventivas, uma vez que as novas estruturas já estão quase que totalmente ocupadas. “Estamos trabalhando incansavelmente para garantir um atendimento para a nossa população, a fim de preservar o maior número de vidas que pudermos, mas precisamos muito da colaboração de todos”, destaca Adriano Coutinho. A população não pode descuidar das medidas como evitar aglomerações, manter o distanciamento, usar máscara e higienizar as mãos com frequência. A Emergência do São Camilo está com restrição de atendimentos desde o dia 19 de fevereiro, recebendo somente casos identificados como graves pela classificação de risco. Cirurgias eletivas e visitas foram suspensas – as informações sobre pacientes são passadas aos familiares através por telefone pela equipe médica. Pacientes com classificação de risco baixa estão sendo encaminhados para o Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias – Travessa Mario Cutruneo, 45, Bairro Olímpica).

A triagem de pacientes, adultos e pediátricos, que chegam até a instituição em busca de atendimento passou a ser feita em um contêiner na área externa do hospital, tirando-a da entrada principal. A medida seguiu orientações do Governo do Estado, visando o aumento do número de leitos para pacientes com COVID.

Sintomáticos devem ligar para o Telecorona
É importante lembrar que o morador de Esteio com sintomas da COVID-19 deve procurar orientações pelo telefone do Telecorona (3459-4723) e se afastar das atividades sociais e do trabalho.

Se o atendente do Telecorona identificar sintomas de contaminação pelo novo coronavírus, será agendada a testagem através do drive-thru montado em frente da Secretaria Municipal da Saúde (Rua Padre Claret, 666). O atestado será fornecido no dia da testagem, quando necessário. Caso haja necessidade de atendimento médico, a orientação é buscar uma unidade básica de saúde (UBS).

A SMS informa que as pessoas que fizeram testes de farmácia com resultado positivo devem mandar e-mail para coronapositivoesteio@gmail.com com os dados de identificação pessoal (CPF, data de nascimento, endereço e telefone) de cada morador da residência. Se for necessário, será fornecido o atestado médico.

O hospital deve ser buscado como último recurso, apenas para casos graves da doença.

AdriaboRosadaRocha20210316_AdrianoRosadaRocha_ChegadaMedicamentosHospitalSaoCamilo_002 20210316_AdrianoRosadaRocha_ChegadaMedicamentosHospitalSaoCamilo_003 20210316_AdrianoRosadaRocha_ChegadaMedicamentosHospitalSaoCamilo_004 20210316_AdrianoRosadaRocha_ChegadaMedicamentosHospitalSaoCamilo_abre 20210316_AdrianoRosadaRocha_ChegadaMedicamentosHospitalSaoCamilo_006 20210316_AdrianoRosadaRocha_ChegadaMedicamentosHospitalSaoCamilo_007 (1) 20210316_AdrianoRosadaRocha_ChegadaMedicamentosHospitalSaoCamilo_007 20210316_AdrianoRosadaRocha_ChegadaMedicamentosHospitalSaoCamilo_008 20210316_AdrianoRosadaRocha_ChegadaMedicamentosHospitalSaoCamilo_009

                                                                                                                                      Fotos: Adriano Rosa da Rocha